EFI : European Forest Institute
Support EFIATLANTIC
Pinède
La rede para o desenvolvimiento sustentavel das florestas cultivadas do sul da europa.

français espagnol portugais english
IEFC - Lettre - Article n° 18

Lettre IEFC

Article 17 - Article 18 - Article 19

AutorMr. Tomi Tuomasjukka [2006-08-21 00:00:00]

Um novo Master sobre a politica e economia florestal nas Balkans.

Foi implementado pelo EFI um Master único sobre a politica e economia florestal. A equipa de politica e economia florestal encarregada da investigação e formação (FOPER) do EFI apoiou-se nas suas parcerias com varias universidades das Balcãs. O curso vai ser submetido ao processo de acreditação nacional da Albânia, Bósnia Herzegovina, republicas da Macedónia e Sérbia. A Croácia e o Montenegro estão também largamente associadas ao programa. O curso foi concebido por uma equipa internacional em cooperação com os parceiros regionais. O chefe do projecto foi o Dr. Ewald Rametsteiner do centro regional EFI INNOFORCE.A equipa baseou o seu trabalho nas necessidades de formação identificadas em 2005 após uma consulta feita ao mundo florestal através de encontros regionais e nacionais.
O Master terá lugar nas Faculdades florestais das universidades de Sarajevo e Belgrado. Outras faculdades participam activamente no programa através de trocas de professores. “A participação das faculdades é real. E encorajador de ver as universidades trabalharem num tal espírito de colaboração. Constatamos uma apropriação crescente à medida que o projecto se desenvolve” disse o coordenador Mr. Tomi Tuomasjukka.
Trinta estudantes serão seleccionados para participar neste novo programa após a sua acreditação no Outono de 2006. Os cursos começarão em Fevereiro de 2007. Ao longo dos seus estudos os estudantes se focalizarão na economia florestal, na analise e avaliação das politicas florestais, no marketing dos produtos lenhosos e na governação da mudança.
” E também muito importante reagrupar os estudantes de diferentes países e de os deixar aprender uns com os outros. Os estudantes passarão dois anos juntos. A dimensão social dos estudos de Master intensivo não deve ser sub-estimada”, relembra a vice – coordenadora Ms Mary Pikanen.
Para mais informações contactar «FOPER Project": Mr. Tomi Tuomasjukka (tomi.tuomasjukka % efi.int) ou Ms. Mari Pitkänen (mari.pitkanen % efi.int).

Fonte: EFI