EFI : European Forest Institute
Support EFIATLANTIC
Pinède
La rede para o desenvolvimiento sustentavel das florestas cultivadas do sul da europa.

français espagnol portugais english
IEFC - Lettre - Article n° 23

Lettre IEFC

Article 22 - Article 23 - Article 24

AutorC. Orazio [2006-12-22 00:00:00]

Balanço Não exautivo do 6° PCRD

O objectivo deste artigo não é de fazer um exame sobre todos os projectos florestais que foram realisados durante o 6° programa quandro, mas de fornecer aos nossos membros exemplos de alguns projectos que tivemos conhecimento

O projecto integrado EFORWOOD tem como objectivo desenvolver um simulador que funcione à escala regional e europeia destinado aos responsáveis pelas decisões políticos. O objectivo desta ferramenta é de fornecer aos responsáveis uma ideia do impacto das suas decisões politicas em toda a cadeia europeia floresta madeira papel. Este ambicioso projecto quer-se capaz de simular em vários anos as consequências económicas, ambientais e sociais das decisões tomadas, baseando-se sobre modelos determinantes, e prevendo a decisões ao nível regional em função das principais espécies florestais europeias presentes.

A rede de excelência EVOLTREE reagrupa 25 parceiros vindos de 15 países. Este projecto tem por ambição associar quatro disciplinas complementares – ecologia, evolução, genómica e genética – para prever as reacções das espécies e comunidades face à mudanças ambientais. Para além de estruturar a investigação europeia, esta rede tem como ambição fazer propostas concretas aos gestores no que diz respeito à politica de conservação genética e aplicações técnicas.

O projecto integrado FIREPARADOX (2006-2009) : Este projecto tem por objectivo lutar contra vários paradoxos da prevenção contra os incêndios. O primeiro destes paradoxos é que uma luta eficaz isolada leva a uma acumulação de combustível provocando fogos mais violentos e destruidores quando as condições se tornam desfavoráveis. Este projecto pretende então fazer propostas concretas para reduzir o impacto económico, social e ecológico dos grandes incêndios. Pretende-se que seja um programa de pesquisa, de desenvolvimento e de formação, aberto ao um publico vasto (profissionais, políticos, Universidades,...). Abrange todos os aspectos da luta: fogos orientados, luta contra os fogos nascentes, propagação de fogos, contra-fogos,…

O infrastructure de recherche Treebreedex (2006-2009) tem como principal objectivo a criação de um Centro Europeu para melhorar a genética das arvores florestais, com vista a organizar e simular as actividades de I&D para o melhoramento genético e reenforçar as trocas com a fileira florestal. Este projecto propõe um importante trabalho de inventario dos dispositivos e métodos para melhorar as espécies florestais europeias.

O projecto integrado CARBO-EUROPE (2004-2008) reagrupa todas as equipas que trabalham sobre a estimação do stock de carbono nos ecossistemas terrestres. Os principais objectivos deste projecto são :

  • efectuar um balanço do carbono na Europa ao nível de diversas escalas temporais e espaciais
  • compreender os processos de regularização dos stocks afectados pelas mudanças climáticas e pelas acções humanas
  • desenvolver um sistema de controlo das emissões de carbono e da variação dos stocks em referência ao protocolo de Kyoto.
Numerosas equipas de investigação florestal trabalham com outras equipas sobre os ecossistemas não florestais.

OERA-NET Wood Wisdom

O objectivo deste projecto é melhorar a colaboração entre o sector florestal europeu, a comunidade de investigação sobre os materiais à base de madeira e organização de financiamento, através de uma abordagem integrada das diferentes fontes de financiamento de vários países. Mas também através da promoção do desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores relativos à madeira. Esta colaboração beneficiara os cidadãos europeus e reforçara a competitividade no sector.
A primeira convocatória a projectos desta programa está aberta. Reagrupa 15 organizações de sete países da Europa (Finlândia, Dinamarca, Alemanha, Noruega, França e Inglaterra). Cobre duas temáticas: “Produção de madeira e propriedades” e “Novos produtos à base de madeira, processos eficazes e floresta sustentável”. A primeira convocatória a projectos fecha dia 31 de Janeiro 2007.