EFI : European Forest Institute
Support EFIATLANTIC
Pinède
La rede para o desenvolvimiento sustentavel das florestas cultivadas do sul da europa.

français espagnol portugais english
IEFC - Lettre - Article n° 4

Lettre IEFC

Article 3 - Article 4 - Article 5

AutorC. Orazio [2006-03-22 00:00:00]

A presidência do IEFC passou de Portugal para a Espanha

Nouveau président

Dia 13 de Março, na Maison de la Forêt, (Bordéus, Aquitânia)
O IEFC - Instituto Europeu da Floresta Cultivada – renovou o seu conselho de administração e elegeu o seu novo Presidente, Inazio Martinez do instituto de inveatigação florestal e agronomica basco NEIKER, sucedendo a 4 anos de presidência da Prof. Margarida Tomé, Professora do Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa..
Durante esta assembleia geral foram apresentados os projectos e eventos organizados pelo IEFC:

  • O Projecto FORSEE: Rede de zonas piloto para a avaliação da eficácia, pertinência e custo dos indicadores de gestão sustentável das florestas. Este projecto beneficia do financiamento europeu do programa INTERREG IIIB, Espaço Atlântico. E o principal projecto do IEFC em Aquitânia e é apoiado pelo Conselho Regional de Aquitânia por um período de três anos e meio. Para este projecto serão estudados cerca de trinta indicadores sobre uma zona piloto de varias centenas de milhares de hectares centrada à volta da região de Pontex les Forges (40). Este estudo será feito pelos organismos membros do Observatório das Florestas de Aquitânia (OFORA): o Institut National de la Recherche Agronomique - de Pierroton, o Centre Régional de la Propriété Forestière d’Aquitaine, o Inventaire Forestier National, a ENITAB, o CEMAGREF, a AFOCEL..
  • INDISFAE2: Implementação de indicadores comuns sobre a percepção e a satisfação do público e da fileira florestal em relação à gestão florestal do País Basco e de Aquitânia. Este projecto é realizado em parceria com a Universidade do Pais basco e a ENITA de Bordéus dentro do quadro do financiamento comum de cooperação Aquitânia-Euskadi.
  • Formation Forêt et Société: o objectivo deste projecto é de implementar um ensinamento comum, interdisciplinar, entre a Universidade do Pais Basco e a ENITA de Bordéus – membro do IEFC. Trata-se de compensar a falta da presença das ciências ambientais no ensino da sociologia e reciprocamente da sociologia para os estudos florestais.
  • Monografia do Pinheiro Bravo: obra internacional publicada por cerca de 100 autores internacionais e que será publicada em 2006.
  • Conferência Internacional: O Papel das florestas de Plantação no Desenvolvimento Sustentável – Fórum sobre os produtos e serviços ambientais das florestas de plantação que terá lugar do 3 ao 7 de Outubro 2006 em Bilbau. O publico alvo besta conferência são os proprietários florestais, os actores do sector florestal, os representantes das administrações nacionais e internacionais e o publico cientifico. O Fórum Cientifico é organizado pelo IEFC em cooperação com o projecto EU-NETFOR (Networking Forest Planttaions in a Crowed World), através do Instituto de Silvicultura da Universidade de Freigburg, sob a égide do IUFRO, do CIFOR de de outras organizações internacionais.
  • Conferência Internacional sobre os Indicadores de Gestão Sustentável que terá lugar do dia 11 ao dia 13 de Dezembro, no Porto, Portugal. Conferência de fecho do projecto FORSEE aberta a todos os interessados pelos indicadores de gestão sustentável na floresta. Organizada por todos os parceiros que participaram neste projecto. A avaliação da gestão sustentável na floresta é um assunto bastante complexo, pois supõe que a gestão das florestas deve responder às necessidades actuais sem comprometer as necessidades das gerações futuras. Estes indicadores devem cobrir os aspectos económicos, ecológicos e sociais da floresta.
Esta assembleia geral foi também a ocasião para revelar o novo logotipo do IEFC que põe mais em valor a dimensão europeia desta associação. Esta reunião foi seguida do conselho de gestão do projecto FORSEE onde foi apresentado aos parceiros financeiros presentes o relatório da auditoria.

Réunion AG