FORSEE : Indicateur évalué

Indicador 6.1: Propriedades/unidades de gestão florestais

Custos

Custo Total

0 €

Custo por ha

0 €

Dados gratuitamente fornecidos pela associação florestal Aflopinhal.

Resultados

graf

Notas

Esta análise refere-se às propriedades geridas pela Associação Florestal da Lousã (Aflopinhal), que representam 39% da área florestal do concelho. Através dos gráficos e da curva de Lorenz constata-se que a área florestal está desigualmente distribuída pelo número de propriedades. O índice de Gini calculado exprime igualmente a concentração da área florestal num número reduzido de propriedades, considerando a propriedade privada (G=0,869) isoladamente. Importa salientar que a propriedade privada tem essencialmente áreas entre 0 e 20 hectares, somando-se os baldios (unidades florestais comunitárias), com área média na ordem dos 350 hectares. A propriedade florestal pública (perímetros) tem dimensão muito díspar, existindo áreas entre 20 e 50 ha apenas, áreas entre 100 e 200 ha e áreas superiores a 500 ha, apresentando dispersão razoável (G=0,564).

Problemas e melhorias

As estatísticas disponíveis do regime de propriedade, e mesmo o seu registo, revelam-se muito limitadas e difíceis de obter ao nível municipal (ou inferior), especialmente no que se refere à propriedade florestal. A informação está muitas vezes agregada com dados relacionados com outras actividades.

É muito importante assegurar que, futuramente, as entidades oficiais considerem o registo da propriedade florestal tão importante como o registo actualmente realizado para as actividades agrícolas. As estatísticas florestais devem também tornar-se mais detalhadas e ser apresentadas separadamente de outros dados agrícolas e industriais.

Conclusões

A área florestal da Lousã totaliza 7.874 ha, o que traduz 57% do território municipal. As unidades florestais públicas representam 31% da área florestal do concelho. 39% das unidades florestais privadas estão representadas pela Aflopinhal. Assim, 17% da área florestal fica por caracterizar.

O interesse de avaliar este indicador reduz-se à caracterização da distribuição da área florestal pelos proprietários florestais. Embora este indicador seja relativamente fácil de obter, sem custos associados, por si só não é uma medida da gestão florestal sustentável.

logo1logo2
Projet cofinancé par l'Union Européenne
Initiative Communaitaire FEDER
INTERREG IIIB Espace Atlantique