FORSEE : Indicateur évalué

Indicador 6.6: Segurança e saúde no trabalho no sector florestal

Custos

Custo Total

0 €

Custo por ha

0 €

Dados gratuitamente fornecidos pela Inspecção-Geral do Trabalho (Ministério do Trabalho).

Resultados

Tabela 6 – Acidentes de trabalho mortais por sector de actividade

table1

Notas

Nos últimos três anos (2004-2006) houve uma redução do número total de acidentes mortais no país, na totalidade dos sectores de trabalho, mas relativamente às actividades do sector florestal os acidentes não sofreram grande variação. Relativamente à área piloto, a Direcção-Geral do Trabalho informou que somente em 2004 foi participado um acidente mortal no sector florestal, não existindo registos de outras ocorrências em 2005 e 2006.

Problemas e melhorias

A falta de detalhe dos dados consultados não permite conhecer o universo de acidentes de trabalho e doenças profissionais na Lousã, embora por entrevista se conheça um acidente de trabalho em 2005, na área da exploração florestal.

Conclusões

Com os dados obtidos não é possível uma conclusão sólida sobre este indicador, nem conhecer de que forma poderá quantificar-se a sustentabilidade da gestão florestal realizada na área piloto. Admite-se que, caso a ocorrência dos acidentes seja efectivamente declarada nesta actividade, a inexistência de outros acidentes pode traduzir uma gestão florestal com preocupações crescentes de segurança no trabalho, condição necessária para a sustentabilidade da gestão florestal.

logo1logo2
Projet cofinancé par l'Union Européenne
Initiative Communaitaire FEDER
INTERREG IIIB Espace Atlantique